O que é mobilidade humana? Entenda o conceito e sua importância para grandes cidades

O que é mobilidade humana? Entenda o conceito e sua importância para grandes cidades

O conceito de mobilidade humana não é o mesmo de mobilidade urbana. Embora se complementem, é preciso ter em mente que, ao falar deste último, o foco principal são as soluções para o deslocamento nas cidades.

Já na mobilidade humana, o foco é outro: são as pessoas. Portanto, na jornada de locomoção, elas são colocadas como protagonistas. Um exemplo prático é a bilhetagem digital adotada na cidade de São Paulo.

Desenvolvido pela Autopass, o Bilhete Digital QR Code oferece mais praticidade ao dia a dia do passageiro, pois é ele quem decide quando e como comprar seus bilhetes ou fazer suas recargas de cartão de transporte.

Outros exemplos de mobilidade humana, já colocados em prática em diversos lugares do mundo, são a criação de “cidades de 15 minutos” e o incentivo ao deslocamento ativo.

Quer entender mais sobre o assunto? Confira o artigo especial que preparamos para você!

Por que a mobilidade humana é importante?

Urbanistas ressaltam que a mobilidade humana é importante, pois nela há uma mudança concreta e consistente do foco das ações.

Então, ao invés de pensar apenas em formas de melhorar o deslocamento, a mobilidade humana dá especial atenção à experiência dos passageiros, com foco na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas.

Conheça, a seguir, algumas formas de estimular a mobilidade humana.

Algumas formas de fomentar a mobilidade humana

De acordo com especialistas, é possível fomentar a mobilidade humana de inúmeras formas e não há um modelo. Isso porque cada cidade tem suas próprias características topográficas, geográficas e populacionais.  

Mas uma das soluções que pode ser replicada em diversas cidades é o incentivo à mobilidade ativa, com deslocamentos a pé ou com bicicletas, por exemplo.

Por isso, a criação de calçadas planas, largas e acessíveis, bem como a construção de ciclovias e ciclofaixas são soluções relativamente simples e eficientes.

Oferecer integração entre o transporte público e as bicicletas, por exemplo, também é medida importante para garantir a adesão das pessoas a ambos os modais.

Por exemplo, na cidade de São Paulo e na região metropolitana, os passageiros têm acesso a modais como ônibus, trens e metrôs através do do Cartão TOP Transporte.

Cidades de 15 minutos

Outro projeto que vem sendo bastante debatido em mobilidade humana é a criação das chamadas “cidades de 15 minutos”. O urbanista colombiano Carlos Moreno é um dos idealizadores deste projeto que já começa a ser adotado em Paris.

A ideia central é que, no dia a dia, as pessoas não precisem realizar grandes deslocamentos fora de seus bairros de origem. Para isso, os próprios bairros devem oferecer uma gama ampla de serviços como lazer, saúde, educação e mesmo trabalho.

Além disso, as cidades de 15 minutos propõem, que quando forem necessários maiores deslocamentos, a população tenha acesso ao transporte público, com modais integrados, rápidos e eficientes.

Como a tecnologia pode ajudar a mobilidade humana?

Mas a mobilidade humana também pode ser estimulada através da adoção de novas ferramentas, como a bilhetagem digital.

Por exemplo, o Bilhete Digital QR Code, desenvolvido pela Autopass, oferece mais praticidade ao dia a dia dos passageiros. Isso porque é possível comprar o bilhete, de forma rápida e cômoda com o WhatsApp, através do número: (11) 3888-2000.

Os passageiros também podem comprar o QR Code em máquinas de autoatendimento nas estações e em mais de 8 mil estabelecimentos comerciais parceiros, espalhados pela região metropolitana.

Cartão TOP: mais praticidade para o dia a dia do passageiro

Outra solução Autopass que fomenta a mobilidade humana é o Cartão TOP Transporte, que é aceito na CPTM, Metrô e ônibus EMTU.

Já o TOP Conta Digital e Débito pode ser usado como cartão transporte e conta digital, além de compras no débito. A terceira opção é o TOP Crédito Mastercard, que, além de cartão transporte, pode ser utilizado para compras no crédito em inúmeros estabelecimentos que aceitam a bandeira Mastercard.

Tanto o Bilhete Digital QR Code, quanto o Cartão TOP são soluções de mobilidade humana, pois dão ao passageiro autonomia para a tomada de decisão. Ou seja, são soluções que permitem que o passageiro tenha controle sobre a forma e o momento de realizar compras e recargas, além de dar-lhe mais controle sobre sua vida financeira.

Em adição a isso, os produtos Autopass visam à melhoria da jornada do passageiro no transporte público, focando em sua comodidade e bem-estar.

Conheça mais sobre a Autopass

Além de soluções em mobilidade humana, a Autopass tem um portfólio completo de produtos e serviços em gestão de bilhetagem eletrônica do Brasil. Realizamos desde a emissão de cartões ao monitoramento e controle completo das operações.

Conheça mais sobre os nossos produtos e serviços em nosso site ou entre em contato com nosso time de especialistas para saber mais sobre nossas soluções!

Autopass

[email protected]

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1327, 10º Andar
Itaim Bibi – Internacional Plaza II
São Paulo, SP

Este site é melhor visualizado no Navegador IE 9 ou superior | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | AUTOPASS – 2021