Principais soluções para aumentar a segurança no transporte coletivo 

Principais soluções para aumentar a segurança no transporte coletivo

Os brasileiros que utilizam o transporte coletivo acabam vivenciando em seu dia a dia algumas situações problemáticas do ponto de vista da segurança. Relatos de roubos, furtos e mesmo importunação sexual são frequentes.

Mas, apesar do cenário desafiador, algumas soluções ajudam a aumentar a segurança no transporte público. O monitoramento feito com o sistema de biometria é um exemplo.

Muito adotada como solução de segurança, a biometria utiliza tecnologia de ponta para estudar e identificar as características físicas de cada pessoa, podendo ajudar, por exemplo, na identificação de criminosos.  

Conheça, a seguir, os principais problemas e algumas das soluções que ajudam a aumentar a segurança no transporte coletivo brasileiro.

Principais problemas de segurança no transporte coletivo brasileiro

Furtos e roubos no transporte coletivo são muito comuns no Brasil. Uma pesquisa conduzida pelo Diário do Transporte revelou que 32% dos passageiros de ônibus do país veem a falta de segurança como o principal problema que enfrentam no dia a dia.

Já as mulheres se mostram preocupadas com o assédio, uma vez que casos de importunação sexual têm crescido no Brasil, segundo aponta o portal G1.

Mas algumas soluções já estão sendo adotadas para tornar o transporte coletivo mais seguro. Confira, a seguir, algumas dessas iniciativas.

Soluções para evitar roubos e assaltos no transporte público

Uma das soluções para evitar roubos e assaltos no transporte público é a adoção de sistemas de bilhetagem eletrônica e digital.

Isso porque os cartões de transporte, com os quais os passageiros fazem o embarque, ajudam a reduzir o dinheiro em espécie transportado nos veículos. Com isso, o transporte coletivo fica menos atrativo para os criminosos e, consequentemente, mais seguro para os passageiros.

Outra solução que ajuda a reduzir esse tipo de crime é o monitoramento embarcado e em tempo real. Esse tipo de vigilância é feito através de equipamentos de geolocalização (GPS) e câmeras que realizam a biometria facial.

Como a biometria facial ajuda a aumentar a segurança

A biometria facial é um mecanismo de segurança que faz a captura de imagens para reconhecer ou identificar uma pessoa.

No âmbito da utilização no transporte coletivo, a Autopass é uma das empresas que lidera o desenvolvimento da tecnologia. A biometria facial, desenvolvida pela empresa, pode ser adotada para reduzir furtos e assaltos. Isso porque o sistema tem alta precisão e pode ajudar na identificação de criminosos.

Além disso, a solução Autopass garante o monitoramento de toda a operação dentro dos veículos. Assim, é possível inibir eventuais ações criminosas.

Soluções que tornam o transporte público mais seguro para as mulheres

A insegurança para as mulheres pode aparecer em situações em que há olhares insistentes, comentários de cunho sexual, toques indesejados, beijos sem consentimento, etc..

Tudo isso pode ser enquadrado como crime pela Lei 13.718, conhecida como Lei da Importunação Sexual. Neste sentido, campanhas educativas e informativas sobre assédio devem ter destaque na mídia, dentro dos veículos e nas plataformas do transporte coletivo.

Além disso, rondas de equipes de segurança podem inibir atos de importunação. Outra solução já adotada é o uso de aplicativos para denúncia. Com fácil usabilidade, esses apps têm botões rápidos nos quais as denúncias podem ser realizadas.

Como a biometria pode ajudar a criar um ambiente mais seguro para mulheres

Da mesma forma que a biometria pode ajudar na redução e prevenção de assaltos e furtos, esse sistema pode ser importante ferramenta para tornar o transporte coletivo mais seguro para as mulheres.

Isso porque o registro feito pelas câmeras pode encorajar as vítimas a efetivarem a denúncia, pois as imagens podem ser apresentadas como prova do crime.

Outro benefício da biometria é a alta precisão das imagens, que pode ajudar na identificação dos agressores e, consequentemente, na sua responsabilização legal.

Conheça mais das soluções Autopass

A Autopass é a maior empresa de gestão de bilhetagem do Brasil e é especialista em mobilidade humana no Brasil.

Nossas soluções para transporte coletivo vão da emissão de cartões à segurança. Por exemplo, o serviço de biometria, ao acompanhar todas as operações no transporte público,garante a redução de fraudes. Oferecemos suporte 24×7 com os mais especializados profissionais em biometria.

Para conhecer mais as soluções inovadoras da Autopass, entre em contato com nosso time de especialistas!

Autopass

[email protected]

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1327, 10º Andar
Itaim Bibi – Internacional Plaza II
São Paulo, SP

Este site é melhor visualizado no Navegador IE 9 ou superior | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | AUTOPASS – 2021