7 cidades que são referências mundiais em mobilidade urbana

A mobilidade urbana pode ser definida, de forma resumida, como a facilidade com que pessoas e bens são transportados no perímetro de uma cidade, seja uma metrópole ou um município de pequeno porte.

As cidades que são referências mundiais em mobilidade urbana incentivam os deslocamentos ativos, planejam o transporte coletivo e garantem sistemas integrados e eficientes para seus passageiros.

Copenhague, Hong Kong, Chile e São Paulo são algumas das cidades referências no tema. Quer conhecer as cidades referências em mobilidade no mundo? Confira o artigo especial que preparamos!

1. Copenhague: transporte coletivo planejado e bikes

Uma das razões que tornam Copenhague, capital da Dinamarca, modelo em mobilidade urbana é seu transporte público. De acordo com reportagem do Summit Mobilidade, a cidade tem 1,2 mil pontos de ônibus.

Semáforos inteligentes analisam o trânsito, deixando o sinal verde por mais tempo quando há uma movimentação intensa de ciclistas.

Mas Copenhague também é modelo em mobilidade ativa: 90% dos moradores da cidade têm bicicletas e 40% deles pedala diariamente.

2. Amsterdã: bikes como cartão postal

A capital da Holanda, Amsterdã, investe alto na mobilidade ativa que são os deslocamentos a pé ou com bicicletas, patinetes etc. Com vias amplas e seguras para caminhadas e pedaladas, a cidade é famosa pelas duas rodas: são 880 mil bicicletas e 820 mil moradores.

Mas, além da mobilidade ativa, Amsterdã oferece modais integrados para seus moradores. Os ônibus, por exemplo, operam 24 horas por dia. Outra opção é o “tram”, um bonde elétrico rápido que tem 14 linhas e mais de 200 veículos.

3. Zurique: monitoramento para melhorar mobilidade urbana

Em Zurique, a maior cidade da Suíça, cerca de 42% de todos os deslocamentos feitos na cidade são a pé ou com bicicletas.

Além disso, 32% das viagens são feitas em transportes públicos como ônibus, trens e os trams – um bonde elétrico rápido, que opera de forma similar aos veículos leves sobre trilho (VLT).

Zurique possui ainda mais de 4 mil sensores que monitoram a quantidade de veículos em circulação. Assim, algumas vias são bloqueadas quando há um número muito grande de veículos.

4. Hong Kong: o sucesso da mobilidade urbana na China

Em Hong Kong, China, apenas 7% dos moradores utilizam o carro particular nos deslocamentos. Além disso, 90% dos percursos com veículos motorizados são feitos com transporte público.

Integração e eficiência são algumas das razões da adesão dos moradores ao transporte coletivo. Além de opções como ônibus e bondes de dois andares, a cidade tem o Mass Train Railway (MTR), o sistema de metrô chinês com trens super-rápidos. 

5. Santiago: e o plano de mobilidade sustentável

A capital do Chile, Santiago, é uma das cidades da América Latina que mais investe em mobilidade sustentável. A cidade quer que, até 2050, 100% de sua frota de ônibus seja de veículos elétricos. E o país só fica atrás da China no quesito ônibus elétricos rodando: só em Santiago são 400 modelos em operação.

Além do transporte coletivo de baixo carbono, Santiago incentiva as caminhadas e o uso de bicicletas.

Buenos Aires: mobilidade urbana com planejamento

Uma das soluções encontradas por Buenos Aires, capital da Argentina, para melhorar a sua mobilidade urbana foi a criação de faixas exclusivas para ônibus. Chamadas de metrobus, essas vias têm mais de 60 quilômetros de extensão.

Outra iniciativa da capital argentina é a criação de ciclovias para incentivar o uso de bicicletas para médios e pequenos deslocamentos. A administração local investe em faixas exclusivas para os ciclistas, com separação física dos carros.

São Paulo: de integração de modais à bilhetagem digital

De acordo com especialistas, para incentivar o uso do transporte coletivo, é imprescindível criar sistemas eficientes de integração tarifária e de modais.

Em São Paulo e região metropolitana, por exemplo, os passageiros podem utilizar o Cartão TOP Transporte, desenvolvidos pela Autopass, para realizar a integração entre ônibus, metrô e trens da CPTM e ainda obter descontos nas passagens.

Outra iniciativa da cidade de São Paulo é a bilhetagem digital. Além da segurança para o passageiro, outra vantagem do Bilhete Digital QR Code TOP é possibilidade de gerar dados em tempo real. Com isso, as autoridades podem planejar ações no transporte público de forma mais assertiva e rápida, garantindo a mobilidade dos passageiros.

Autopass tem as melhores soluções em mobilidade urbana

Maior empresa de gestão de bilhetagem do Brasil, a Autopass é líder em soluções para mobilidade urbana e humana no Brasil. Temos em nosso portfólio de produtos e serviços, soluções para emissão de cartões, controle e monitoramento de operações, além de canais de venda e atendimento ao cliente.

Para conhecer mais sobre nossos cases de sucesso, entre em contato com nosso time de especialistas!  

Autopass

[email protected]

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1327, 10º Andar
Itaim Bibi – Internacional Plaza II
São Paulo, SP

Este site é melhor visualizado no Navegador IE 9 ou superior | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | AUTOPASS – 2021