5 exemplos de mobilidade sustentável ao redor do mundo

mobilidade sustentável

A mobilidade sustentável, como o nome sugere, tem um objetivo muito claro: reduzir os impactos ambientais causados pelo transporte tradicional. Assim, são buscadas soluções que visam à diminuição do trânsito e das poluições atmosférica e sonora.

Ou seja, esse é um tema que faz parte de uma agenda maior de economia e sustentabilidade. Mas se engana quem pensa que a ideia da mobilidade sustentável é simplesmente aposentar o carro particular.

Antes, são buscadas soluções para o transporte público e particular que poluam menos o ambiente e que tornem a locomoção mais eficiente. Por isso, carros elétricos, que utilizam fontes renováveis de energia, têm sido considerados parte da solução para a locomoção urbana sustentável.

E, acredite, esse não é um projeto para um futuro distante. Em cidades como Paris, Estocolmo e São Paulo já existem inúmeros projetos para tornar o trânsito menos estressante e poluente e a experiência de locomoção mais eficiente e otimizada. Confira!

Paris, a cidade de 15 minutos

Anne Hidalgo, prefeita de Paris, assumiu a administração em 2015 e uma de suas ideias para fomentar a mobilidade sustentável foi limitar a circulação de carros em pontos da capital francesa.

Metade das marginais do Rio Sena, por exemplo, foi fechada para carros.

Por outro lado, a administração buscou a abertura de mais ciclovias e ruas para pedestres, como na Praça da Bastilha e na Rua de Rivoli.

Reeleita em 2020, a prefeita quer transformar Paris em uma “cidade de 15 minutos”. O projeto é que os parisienses alcancem tudo o que precisam em até 15 minutos, seja caminhando, seja em cima de uma bicicleta.

Para isso, os bairros devem oferecer todo tipo de serviços: do lazer ao trabalho. Para deslocamentos maiores, a principal opção deverá ser o transporte público.

Estocolmo: mobilidade sustentável com energia renovável

Em Estocolmo, capital da Suécia, mais precisamente nos arquipélagos de Sjostad e Royal Seaport, as calçadas são largas o que favorece caminhadas e uso de bikes e patinetes.

Há transportes coletivos em abundância. Já os carros elétricos podem ser carregados na rua e depois serem acionados por aplicativos de carona.

Além disso, em Estocolmo, há projetos, já em andamento, para tornar os resíduos em combustíveis para o transporte coletivo da cidade.  

Berlim: e o boom dos carros elétricos

A Alemanha é o país sede de diversas fábricas automobilísticas. Por isso, os alemães e, especialmente, os berlinenses não costumam aprovar restrições ao uso de carros particulares.

No entanto, os alemães têm demonstrado preocupação com a questão climática. Não por acaso a capital alemã tem experimentado um boom de carros elétricos e híbridos.

Segundo levantamento do ministério da Economia alemão, Berlim já conta com 1 milhão desses veículos, cuja energia é considerada mais limpa que os combustíveis fósseis.

Bogotá: plano de mobilidade sustentável consistente

Já na América Latina, Bogotá, capital da Colômbia, tem adotado os ônibus elétricos no sistema de transporte público. Além disso, a cidade investe na mobilidade ativa: a cidade é referência em abertura de ciclovias e ciclofaixas para seus moradores.

Antes da pandemia, por exemplo, Bogotá já tinha 550 quilômetros de faixas destinadas às bikes. Durante o pico da primeira onda da covid, a administração local chegou a abrir mais de 110 quilômetros de vias temporárias para ciclistas.

São Paulo conta com soluções da Autopass no transporte público

A maior cidade da América Latina também tem planos para a mobilidade urbana sustentável. Além da abertura de vias públicas para os pedestres, como no caso da Avenida Paulista, São Paulo tem investido em soluções eficientes para o transporte coletivo.

Por exemplo, com o Cartão BOM e com o Cartão TOP Transporte, desenvolvidos pela Autopass, os passageiros de São Paulo e região metropolitana têm acesso a diversos modais.

Outra solução, que fomenta a mobilidade sustentável por incentivar o uso do transporte público, é o Bilhete Digital QR Code TOP. Também criado pela Autopass, o bilhete garante mais rapidez e segurança no embarque.

Sobre a Autopass

Autopass é a maior empresa gestão de bilhetagem eletrônica do Brasil. Com mais de 11 milhões de cartões emitidos, atendemos a 43 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Conheça mais sobre os nossos produtos de mobilidade urbana ou entre em contato com nosso time de especialistas para saber mais sobre nossas soluções!

Autopass

[email protected]

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1327, 10º Andar
Itaim Bibi – Internacional Plaza II
São Paulo, SP

Este site é melhor visualizado no Navegador IE 9 ou superior | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | AUTOPASS – 2021