5 soluções inteligentes para melhorar a mobilidade urbana

Mesmo antes da pandemia de COVID-19, o movimento de repensar a mobilidade urbana já ganhava adeptos. E não é para menos: o crescimento desordenado das cidades brasileiras, aliado a grandes distâncias percorridas pela população e composições urbanas pouco práticas causam diversos problemas, seja para quem se locomove a pé, com veículo próprio ou utilizando os sistemas de transportes públicos.

A preocupação com o meio ambiente também é outro ponto a ser considerado, uma vez que o impacto humano na natureza também tem feito pessoas buscarem meios de locomoção mais sustentáveis.

Mobilidade urbana: demanda urgente 

As demandas de mobilidade urbana parecem ser as mesmas nos quatro cantos do país: melhor infraestrutura para pedestres e ciclistas, entroncamentos com mais segurança, calçadas mais largas e corredores exclusivos para tráfego de ônibus, apenas para citar alguns exemplos.

Com políticas públicas alinhadas a planos diretores de qualidade, é possível mudar a realidade das cidades para que melhores condições de mobilidade urbana sejam atingidas em benefício de todos os atores urbanos.

Veja abaixo alguns pontos de atenção que podem iniciar esta transformação!

1 – Integração de meios de transporte 

A mobilidade urbana, em primeiro lugar, tem o transporte público seguro, inclusivo e inovador como peça central.

A criação de redes integradas de transportes, para que a população possa combinar diferentes modalidades de transporte para definição do trajeto é uma das primeiras medidas que devem ser postas em prática para um melhor uso da malha de transportes públicos.

Além disso, frotas de ônibus adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida e metrô com vagões que comportem bicicletas são outras medidas que podem trazer impactos muito positivos, aliadas à combinação de modalidades diversas de transporte.

2 – Parcerias com a iniciativa privada 

A realização de parcerias com empresas privadas também pode potencializar o sucesso de projetos de mobilidade urbana.

Entre as soluções que já existem no mercado estão inovações no transporte público como a bilhetagem via QR Code, que é mais eficiente do que as passagens oferecidas anteriormente, e a tecnologia de reconhecimento facial, que garante mais segurança aos passageiros e funcionários.

3 – Novas tecnologias

Junto a parceria público-privada, a adesão de novas tecnologias também é um incentivo grande às novas modalidades de trânsito urbano.

A tecnologia de QR Code, citada anteriormente, hoje já está implementada no Brasil, em São Paulo, e é fruto de parceria público-privada, com o poder público investindo em soluções que melhoram e muito a mobilidade urbana para a população.

4 – Soluções sustentáveis 

O crescente uso de bicicletas tradicionais e elétricas é outro elemento que tem chamado a atenção da população. Além de serem um meio de transporte barato e funcional, ele acompanha os desejos do consumidor que busca mudar hábitos e se preocupa com as mudanças climáticas.

De maneira conjunta, o fenômeno da economia compartilhada, que privilegia o aluguel de veículos e o compartilhamento, é outra tendência que tem ganhado muito espaço no mercado.  Bem como, se firmando como outro traço que pode ser muito benéfico para um melhor aproveitamento do espaço urbano.

5 – Adoção dos elétricos 

Os veículos elétricos também têm caído nas graças do público. Por aqui, em 2020, os eletrificados bateram um recorde de emplacamentos, aumento de 66,5%, além da venda de 1.949 unidades só em dezembro passado.

Tanto por questões financeiras como pelo menor impacto ambiental, os elétricos ou híbridos têm ganhado protagonismo e espaço nos planos de mobilidade urbana, já que poluem menos e não dependem de combustíveis fósseis.

Ainda que a questão da mobilidade urbana ainda precise avançar bastante, já é possível conferir algumas soluções que tornam a movimentação nas cidades mais fácil e eficiente.

Um caso de sucesso é a cidade de São Paulo, que possui tecnologia de passagens via QR Code operada pela Autopass, empresa especializada em sistemas de bilhetagem eletrônica. Sobretudo, a novidade garante mais rapidez, eficiência e segurança para todos os passageiros da malha ferroviária da região metropolitana de São Paulo.

A Autopass também tem uma série de serviços que auxiliam no processo de melhor mobilidade urbana em outras regiões do Brasil, como o Cartão BOM e o TOP, aplicativo de compra e venda de passagens online, disponível para download nos sistema iOS e Android.


Conheça os serviços da Autopass

Autopass

[email protected]

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1327, 10º Andar
Itaim Bibi – Internacional Plaza II
São Paulo, SP

Este site é melhor visualizado no Navegador IE 9 ou superior | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | AUTOPASS – 2021