Bilhetagem eletrônica: conheça as vantagens para o transporte público

bilhetagem eletrônica

A bilhetagem eletrônica é um sistema que consiste no pagamento das passagens de forma eletrônica, com o uso de cartões. O bilhete eletrônico está muito presente nas cidades brasileiras, tanto nos grandes centros urbanos quanto nas pequenas cidades.

Segundo dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), 86,5% da frota nacional de ônibus usa essa bilhetagem. Na cidade de São Paulo, o sistema de bilhetagem eletrônica começou a operar para ônibus, metrô e CPTM em 2004.

A bilhetagem eletrônica já faz parte da vida das pessoas nas cidades brasileiras e possui inúmeras vantagens para o transporte público que vão da melhoria na mobilidade à segurança.

Vantagens da bilhetagem eletrônica para o embarque

Imagine estar com muita pressa para pegar o ônibus ou o metrô, mas ter que encarar uma fila enorme para comprar e validar a passagem? Certamente, nesse cenário, os horários de pico concentrariam ainda mais passageiros nos terminais e plataformas, prejudicando a mobilidade urbana.

Assim, a bilhetagem eletrônica foi criada para melhorar a experiência do usuário, especialmente na hora do embarque. Nesse sistema, quem usa o transporte público pode utilizar cartões recarregáveis para pagar as passagens.

Para embarcar, é necessário aproximar o cartão de um validador. Softwares especialmente desenvolvidos para esse fim fazem a leitura e a cobrança dos bilhetes. Em seguida, o validador libera a passagem.

Essa operação acontece em poucos segundos. Assim, quem usa o transporte público tem um embarque ágil e eficiente.

Integração rápida entre modais é outra vantagem

Além de menor tempo na validação da passagem, a bilhetagem eletrônica oferece integração entre o metrô, o trem e os ônibus. Para garanti-la foram criados cartões eletrônicos especiais.

Na integração entre modais, o cartão de embarque garante desconto ao passageiro. Assim, é possível fazer integração entre os ônibus intermunicipais da EMTU e os trens da CPTM e Metrô.

Chamada de integração tarifária, a conexão de modais com o pagamento unificado com o cartão é um requisito indispensável para a mobilidade já que quanto mais linhas e trajetos disponíveis, melhor a experiência de locomoção do passageiro. Em outras palavras, mais rápido é possível chegar a seu destino.

Bilhetagem eletrônica também é mais segura

Além das vantagens para a mobilidade urbana, esse sistema de bilhetagem também é mais seguro, pois as recargas acontecem em postos autorizados, com o controle dos operadores do transporte público. Os antigos bilhetes de papel, ainda que tivessem a tarja magnética, eram mais fáceis de serem falsificados.

Não por acaso, o bilhete eletrônico foi pensado também para melhorar a segurança e o controle da emissão de passagens.

Na capital paulista, uma das opções de bilhetagem eletrônica é o Cartão TOP que é utilizado para o embarque e integração entre as estações da CPTM e Metrô e os ônibus intermunicipais da EMTU.

O Cartão TOP tem duas modalidades: TOP Transporte (para embarque) e o TOP Mastercard (que também pode ser usado para compras no débito e crédito) – uma novidade que deve revolucionar a bilhetagem no Brasil.

Bilhetagem digital já é realidade

Embora o bilhete eletrônico seja vantajoso, os paulistanos também já conhecem há algum tempo o Bilhete Digital QR Code – que pode ser usado impresso ou pelo celular.

Trata-se de um código de barras 2D, que pode ser adquirido nas máquinas de autoatendimento das estações, WhatsApp (11) 3888-2200, nos estabelecimentos parceiros e por meio do Aplicativo TOP.

Tanto o Cartão TOP como o Bilhete Digital QR Code são soluções da Autopass: empresa que tem como objetivo facilitar a mobilidade humana por meio de tecnologia e inovação. Confira nossos produtos!  

O que achou deste artigo? Continue acompanhando o blog Conhecimento em Foco e se informe sobre tendências, dicas e novidades em mobilidade urbana!

Autopass

[email protected]

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1327, 10º Andar
Itaim Bibi – Internacional Plaza II
São Paulo, SP

Este site é melhor visualizado no Navegador IE 9 ou superior | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | AUTOPASS – 2021