7 principais tendências em mobilidade urbana para os próximos anos

O que vem sua a mente quando falamos do futuro da mobilidade urbana? Se nos basearmos nos filmes de ficção científica, logo vem pensamos em carros voadores e a popularização dos veículos autônomos (que já existem no mercado). 

Acontece que esse futuro não está tão distante assim e algumas tendências nem mesmo os melhores roteiros conseguiram prever. Você já pensou, por exemplo, em reconhecimento fácil para embarque de passageiros no transporte público?

Pois bem, essa é só uma das tendências para a mobilidade urbana para os próximos anos. Abaixo, confira quais são as mais relevantes previsões (a curto e médio prazo) e veja como empresas de mobilidade podem se preparar para o que está por ir.

Por que falar de mobilidade urbana é importante? 

Antes de irmos direto ao assunto, é preciso dizer: mobilidade urbana é um assunto sério. De acordo com o relatório World Urbanization Prospects, da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, duas em cada três pessoas viverão em áreas urbanas. 

Sendo assim, para as grandes cidades não se tornarem um caos, é preciso pensar no tema agora. Com uma mobilidade urbana mais inteligente, é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuir os poluentes na atmosfera e até mesmo dar maior acesso à população de periferia e áreas rurais para educação, trabalho e cultura.

5 tendências em mobilidade urbana 

01 – Carros voadores estão por vir 

Começamos este artigo falando de carros voadores e, de fato, essa é uma das grandes tendências para o futuro da mobilidade.

Grandes empresas de mobilidade, como Uber e Hyundai, já apresentaram protótipos dos veículos. Atualmente, se parece mais como um drone ampliado, mas, em poucos anos, a novidade deve entrar no mercado.

Assim como os automóveis autônomos, a expectativa é que os veículos que operarem nos ares também não utilizem combustíveis fósseis, sendo uma alternativa mais sustentável de locomoção nos grandes centros urbanos.

02 – Realidade Aumentada (AR) ajudará motoristas 

Por meio da tecnologia de Realidade Aumentada, será possível que motoristas vejam obstáculos na estrada de antemão, em uma tela transparente na altura do para-brisa, com informações sobrepostas informando o limite de velocidade, mão da via e outras informações relevantes. Essa novidade já foi lançada pela Audi em uma exibição de carro-conceito. O que você achou da ideia?

03 – Trabalho remoto será mais frequente 

A pandemia do COVID-19 fez com que empresas adotassem o trabalho em home office e tudo indica que o modelo agradou parte das empresas.

De acordo com a pesquisa do Google Cloud, 43% dos colaboradores disseram que vão atuar no modelo híbrido de trabalho (parte home office e outra presencial) no cenário pós-pandemia.

Com isso, o tráfego nas grandes vias da cidade deve reduzir, uma vez que parte das pessoas não precisarão mais se deslocar até o trabalho.

04 – Transporte Coletivo será mais inteligente

O sistema de transporte público cada vez mais deve facilitar o dia a dia dos passageiros. Um exemplo, que já é realidade, é o uso do Bilhete Digital QR Code (solução criada pela Autopass) no lugar do bilhete papel em metrô e trens.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, a tecnologia já foi implantada. Os paulistanos ainda podem comprar seu Bilhete Digital QR Code por meio do aplicativo TOP e por WhatsApp.

05 –  Transporte Coletivo adotará o Reconhecimento Facial 

Com o Reconhecimento Facial, passageiros e operadoras de transporte podem ter vantagens. A tecnologia, que reconhece o passageiro até mesmo com máscara de proteção facial, permite otimizar o embarque e, além disso, facilitar o cadastro de clientes, auditar concessões de benefícios tarifários, reduzir fraudes e automatizar processos internos de empresas para redução de custos operacionais. Essa solução também é oferecida pela Autopass, além de outros serviços que agregam inteligência a mobilidade urbana.

O que achou de todas essas tendências? Aqui no blog da Autopass, você sempre ficará informado sobre as principais dicas e novidades sobre mobilidade urbana. Continue acompanhando!

 

 

Autopass

atendimento@autopass.com.br

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1327, 10º Andar
Itaim Bibi – Internacional Plaza II
São Paulo, SP

Este site é melhor visualizado no Navegador IE 9 ou superior | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | AUTOPASS – 2021